Apple anuncia novo sistema para Macs chamado de ‘Mountain Lion’

Fonte Do G1, em São Paulo

O sistema OS X Mountain Lion chega em julho (Foto: Divulgação)

Versão 10.8 deve ser lançada para o usuário final na metade de 2012. Sistema introduz iMessage, e Twitter se torna nativo em programas.

A Apple anunciou nesta quinta-feira (16) a nova versão do seu sistema operacional para computadores e notebooks, o Mac OS X, que recebeu o nome de “Mountain Lion”. O sistema já está disponível para download para desenvolvedores.

A versão 10.8 do Mac OS X traz mais de 100 novos recursos para os Macs e deve ser lançada oficialmente para usuários finais em julho, mas a Apple ainda não divulgou data oficial.

A grande novidade é que o sistema aposenta o iChat, que permitia conversar por meio de texto e vídeo com outros usuários, e introduz o iMessage, programa de troca de mensagens já usados no iPad e iPhone. Segundo a Apple, os usuários poderão mandar mensagens ilimitadas, vídeos e fotos com outras pessoas e retomar a conversa iniciada em um Mac no iPhone ou iPad.

Novo Mac OS X, chamado de 'Mounain Lion' integra os Macs ao iPad e iPhone (Foto: Divulgação)

Há também um sistema de notificações de mensagens, e-mails e tuítes, que aparecem em uma aba especial na tela principal do computador, aplicativo de notas e listas de tarefas, tal qual no tablet e smartphone da Apple. Ao clicar nas notificações, os programas referentes à mensagem abrem automaticamente.

O sistema “Mountain Lion” substitui o “Lion”, apelido da versão 10.7, lançada em julho passado, e tenta unir os Macs com o sistema portátil iOS, armazenando e sincronizando os dados com o sistema iCloud. O “Lion”, lançado em junho de 2011, foi adotado por apenas 30% dos usuários de Macs, com 50% ainda usando o “Snow Leopard”, de 2010.

Maior integração
O usuário poderá tuitar sem precisar acessar o site ou um programa específico do Twitter. No Safari, navegador da empresa, ao acessar uma determinada página, basta clicar no ícone do Twitter para publicar uma mensagem na rede social. O mesmo pode ser feito para enviar uma mensagem para um contato por meio do iMessage.

O Game Center, rede social de jogos da Apple presente no iPad e iPhone, foi introduzida nos computadores. Os jogadores podem desde saber o que seus amigos estão jogando nas plataformas móveis até marcar partidas on-line de games dos próprios Macs. Há também rankings com resultados de amigos e de outros usuários nos games que podem ser visualizados pelo serviço. O Game Center já possui mais de 100 milhões de usuários cadastrados.

Para os usuários da Apple TV, o “Mountain Lion” permitirá visualizar a área de trabalho do computador na TV. Desse modo, sem fios, o usuários pode trabalhar em seus programas no notebook, por exemplo, e visualizar as imagens em um televisor. Além de assistir a filmes feitos no iMovie, o usuário poderá jogar games instalados no Mac na TV.

Novo sistema operacional permitirá visualizar área de trabalho do MAc na televisão por meio da Apple TV (Foto: Divulgação)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: