Queda de energia elétrica preocupa comerciantes em SP

Por Paula Alves e Dalton Assis | Portal da Economia

Nos últimos três anos aumentaram no Brasil os casos de queda de energia em larga escala.

Em 08 de fevereiro, as regiões sul, centro e oeste de São Paulo sofreram com a falta de energia ficando cerca de  4 horas no escuro.  A CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) informou que a interrupção no fornecimento de energia foi devido a um problema em um gerador na região sul da capital paulista e que as causas seriam investigadas. Em contato com a CTEEP, não tivemos informações sobre essas causas.

Mesmo após restabelecida a energia às regiões atingidas, a queda de energia é um incoveniente assíduo em pontos específicos, como é o caso da Rua do Gasômeto – uma rua plenamente comercial, no bairro do Brás, centro da cidade de São Paulo.

A reportagem do Portal da Economia,  foi  ao Brás no último sábado, 09, para saber mais sobre a falta de energia que paira por lá, mas que fica esquecida pelos  holofotes da imprensa. O próprio jornal do bairro ‘’ JorBrás ’’ não noticia a situação.

Segundo  Henrique, que trabalha em uma das inúmeras madeireiras desta rua,  no último domingo, 03, por volta das 10hs horas da manhã ocorreu  uma queda de energia em vários comércios na extensão da Rua do Gasômetro. O vendedor informa que foram forçados a fechar as lojas e retornarem para casa, pois não havia condições de trabalho naquele dia. “Desde o ano passado que estamos enfrentando este problema. Se fosse uma vez ou outra tudo bem, mas sempre. Os equipamentos são velhos, o que pode tornar mais frequente a queda de energia ”, ressaltou.

Para Robson Jesus,  vendedor e morador do bairro, as quedas de energia na Rua do Gasômetro são freqüentes, a Eletropaulo, responsável por gerar a energia da cidade,  nunca fornece  os reais motivos para tanta  falta de energia. Dizem que não tem previsão para normalização e  que estão verificando as causas.  Segundo Jesus, é  sempre depois de inúmeras  ligações feitas pela maioria dos comerciantes  que os técnicos da Eletropaulo comparecem no local, fazem o reparo e vão embora sem dar nenhuma satisfação. Jesus  ainda ressalta: ‘’ Do começo do ano para cá, já aconteceram  mais seis quedas de energia e, por incrível que pareça, são sempre em um dia normal, sem chuva e quase sempre do mesmo lado da rua´´.

Nossa reportagem  procurou a assessoria de imprensa da Eletropaulo para esclarecimentos, contudo não informaram ao certo o real motivo das frequentes quedas de energia na região, informaram apenas que  a empresa está trabalhando para solucionar o mais rápido possível este problema de falta de energia na região do Brás.

 Dissonânia entre custo e benefício 

Mesmo com a privatização do setor distribuidor de energia elétrica desde 1995, que segundo o governo FHC, visava a melhoria na qualidade do serviço das redes elétricas, ainda temos casos como o ‘’apagão’’ de porporcão preocupante que ocorreu na madrugada de 04 de fevereiro, atingindo 8 de 9 estados da região nordeste do país (Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Ceará). Esta pane elétrica também causou a paralisação do Pólo Industrial de Camaçari, na Bahia, o maior complexo industrial integrado do hemisfério sul.

No início de 2002 o consumidor residencial contava com tarifas em aumento de 132,6%, segundo representantes dos consumidores na Câmara de Gestão da Crise de Energia. Para este ano, especialistas preveêm um aumento de 9% e 11% de reajuste nas contas de luz. De 2001 a 2010, o aumento acumulado das tarifas de energia chegou a 186%, segundo reportagem da folha.com.

As taxas cobradas são abusivas dissonantes ao serviço prestado.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: