Gadafi acusa comunidade internacional de querer tomar o petróleo líbio

Fonte:

Francine De Lorenzo | Valoronline, com agências internacionais

SÃO PAULO – O ditador líbio Muamar Gadafi voltou a acusar a comunidade internacional e a Al-Qaeda de fomentar a guerra civil na Líbia. Em pronunciamento transmitido pela TV estatal nesta quarta-feira, ele afirmou que o interesse ocidental na Líbia está em suas reservas de petróleo. “Eles querem tomar nosso petróleo”, bradou.

De acordo com Gadafi, a imposição de uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia seria uma prova da intenção do Ocidente de subtrair as riquezas do solo líbio. Tal medida está sendo cogitada como uma alternativa para impedir que o ditador utilize suas forças para bombardear os rebeldes.

Segundo a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, tal decisão deverá ser tomada pela Organização das Nações Unidas (ONU). “É muito importante que esta não seja apenas uma iniciativa dos Estados Unidos, porque esse pedido vem do povo da Líbia, não de fora, nem de potências ocidentais ou de países do Golfo”, comentou.

França e Reino Unido se mostraram a favor da criação da zona de exclusão aérea, enquanto Rússia e China avisaram que são contra qualquer intervenção unilateral na Líbia, sugerindo uma saída negociada.

Os conflitos entre o governo líbio e os insurgentes se intensificaram nos últimos dias, com o exército de Muamar Gadafi fazendo uso de ataques aéreos e artilharia para impedir o avanço dos rebeldes sobre cidades consideradas estratégicas. Estima-se que mais de mil pessoas já tenham morrido nos confrontos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: