Nova geração do iPad, da Apple, deve chegar no início de março

Blog do ‘Wall Street Journal’ sai na frente ao cravar a data do lançamento na rodada de boatos sobre a Apple

Fonte: Rafael Cabral, de O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO – Começou mais uma vez a rotina que envolve o mês ou as semanas que antecedem um grande lançamento da Apple – dessa vez, a segunda geração do tablet iPad. A fase preliminar de boatos – funcionários de fábricas chinesas, ex-empregados ressentidos, analistas e gurus de toda sorte – já passou, e mais uma vez foi o blog All Things Digital (do Wall Street Journal) que bancou o dia do lançamento: 2 de março.

Mesmo com uma avalanche de anúncios de smartphones e tablets Android (software para celulares do Google) de todas as formas e tamanhos, mais uma vez é o produto da Apple que vai ganhar as manchetes, que, gradualmente, vão passando pelas fases da lógica inventada pelo marketing da companhia.

Os noticiários serão tomados por três fases. Em primeiro lugar, virão boatos e “rumores” citando fontes anônimas dentro da empresa, vários por dia, e a maioria com versões e datas conflitantes.

Ainda dá tempo de chutar e errar tendências, mas quem indicará o caminho serão as publicações que costumam ter informações privilegiadas ou furos antecipados pela própria Apple, como o Wall Street Journal ou o New York Times. Depois, será marcada uma data para um evento “misterioso”. Por fim, virá a revelação.

A única diferença na rotina da Apple é que Steve Jobs, porta-voz e guru oficial, está de licença médica por tempo indeterminado, e quem fará o anúncio provavelmente será o presidente interino Tim Cook.

A época é delicada. Sobrevivente de um câncer no pâncreas, uma foto em que Jobs apareceu mais magro e abatido preocupou os acionistas, que já pressionam a empresa por um plano de sucessão.

Vazamentos. Por causa disso, a operação de lançamento, sempre cuidadosa, deve ser ainda mais calculada. Vazamentos como do iPhone 4, que no ano passado foi parar nas mãos de um editor do blog Gizmodo, podem causar um impacto negativo nas primeiras notícias e análises sobre o gadget.

Controladora, a Apple planta pequenas dicas em meios de comunicação e espera o mar de especulações tomar corpo, escarafunchando nos mínimos detalhes como pode ser a nova versão do aparelho. O iPad 2, por enquanto, terá uma câmera frontal, mais memória, menos espessura e peso, além de um processador gráfico melhor.

Já o novo iPhone teria, por enquanto, três opções, – vir menor, mais barato, ou em uma opção que junte ambas as características. O celular também deve aparecer em nova roupagem, principalmente porque seus concorrentes já estão equipados para a expansão da internet móvel rápida, com tecnologia de quarta geração (4G), nos Estados Unidos e na Europa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: