Enquanto isso na Europa

Consumidor alemão visa salário maior e fica mais confiante.

Dados sinalizam que os consumidores da Alemanha partilham o otimismo das indústrias exportadoras e estão mais dispostos a gastar.

Fonte: Estadão / Reuters

BERLIM – A confiança do consumidor alemão é a maior desde 2007, algo positivo para a recuperação econômica, mas dados também sugerem que as pessoas estão cada vez mais confiantes de que os salários aumentarão em 2011, o que impõe um risco inflacionário.

A pesquisa GfK com cerca de dois mil alemães mostrou nesta terça-feira que o índice de confiança subirá em março para 6,0 –o maior nível desde outubro de 2007–, ante 5,8 em fevereiro. O número superou a leitura prevista de 5,8.

Os dados sinalizam que os consumidores da Alemanha partilham o otimismo das indústrias exportadoras e estão cada vez mais dispostos a gastar, baseados em expectativas de salários maiores. Essa tendência é bem-vinda para as autoridades monetárias e o resto da zona do euro, que deve se beneficiar da demanda doméstica alemã.

A confiança do empresário alemão atingiu novo recorde de máxima neste mês, desafiando os cortes de gastos públicos e o crescimento vagaroso do exterior, informou o grupo de pesquisa Ifo na segunda-feira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: