Índice do BC mostra que economia cresceu 7,8% em 2010

IBC-Br, que é considerado um antecedente do PIB, ficou praticamente estável em dezembro ante novembro.

Fonte: Fabio Graner, da Agência Estado

BRASÍLIA – O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) fechou dezembro em 140,60 pontos, praticamente estável ante novembro, quando ficou em 140,51 pontos, considerando a série com ajuste sazonal. Sem esse ajuste, o IBC-Br caiu 1,96% em dezembro, ante novembro, fechando em 137,43 pontos, informou o BC.

Com o resultado do último mês do ano passado, o IBC-Br teve em 2010 uma alta média de 7,8% sobre a média de 2009. Como o IBC-Br é um indicador antecedente do resultado do Produto Interno Bruto (PIB), a alta de 7,8% no ano passado indica que a economia brasileira cresceu em torno desse valor.

Olhando-se apenas para os dados do último trimestre de 2010, o IBC-Br mostra que houve um crescimento, na média, de 1,02% ante o terceiro trimestre do mesmo ano. Isto evidencia uma aceleração na margem em comparação com o ritmo apresentado nos três meses anteriores, quando o crescimento sobre o segundo trimestre foi de apenas 0,3%.

Na comparação com o quarto trimestre de 2009, o IBC-Br apresentou, na média, alta de 5%, taxa abaixo do resultado do ano, mas que ainda mostra um ritmo de crescimento econômico significativo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: