Obama nomeia Sperling para comando do Conselho Econômico

Presidente dos EUA disse que Sperling tem apresentado ‘habilidades extraordinárias’ para o governo nos últimos anos.

Fonte: Priscila Arone, da Agência Estado

WASHINGTON – O presidente Barack Obama nomeou nesta sexta-feira o ex-conselheiro de administração de Bill Clinton, Gene Sperling,  como diretor do Conselho Econômico Nacional, completando sua equipe de governo enquanto se prepara para lutar com os republicanos a respeito do código fiscal corporativo e a redução do déficit norte-americano.

Obama disse que Sperling – que substitui Larry Summers, da Universidade Harvard – tem apresentado “habilidades extraordinárias” para o governo nos últimos anos. O presidente também nomeou outras pessoas para outros cargos econômicos, encerrando uma semana de mudanças na Casa Branca que incluiu a saída do porta-voz Robert Gibbs e a escolha de Bill Daley, executivo do J.P. Morgan Chase como chefe de Pessoal da Casa Branca (cargo equivalente ao de ministro-chefe da Casa Civil).

Falando da janela de uma fábrica de manufaturados em Maryland, Obama disse que sua equipe de governo vai ajudar a “maximizar” as propostas para o crescimento da economia. O presidente afirmou que a economia tende a ir para a direção correta, mas reconheceu que o relatório de emprego divulgado nesta sexta-feira mostrou a necessidade de se fazer mais nessa área.

Atualmente, Sperling é conselheiro de Timothy Geithner no Departamento do Tesouro e sua nomeação para a chefia do Conselho Econômico era esperada. Dentre as suas habilidades está a de navegar em águas turbulentas. Ele ajudou a liderar as negociações do governo Obama durante o duro embate a respeito dos cortes de impostos definidos na era Bush. Embora os republicanos tenham conseguido o que queriam – a extensão dos cortes fiscais para os ricos – o partido também teve de engolir uma série de propostas dos democratas.

Sperling era diretor do Conselho Econômico Nacional quando Bill Clinton foi presidente, época em que a Casa Branca e o partido republicano fecharam uma série de acordos bipartidários, dentre eles um sobre o equilíbrio do orçamento. Ele também tem larga experiência em Wall Street e trabalhou em empresas como Goldman Sachs.

O presidente elogiou Sperling por ter ajudado a transformar “déficit em superávit” no governo Clinton.

Além de Sperling, Obama também nomeou a ex-comissária do Departamento de Estatística do Trabalho, Katharine Abraham, para o Conselho de Conselheiros Econômicos e Heather Higginbottom como diretora da política da Casa Branca. O presidente elevou Jason Furman ao cargo de vice-diretor do Conselho Econômico Nacional e assistente de política econômica.

As informações são da Dow Jones.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: