Eletrônica de consumo entra em nova era

Na feira de Las Vegas, produtos que vão de tablets a geladeiras levam o selo ‘smart’

Fonte: Ethevaldo Siqueira, de O Estado de S. Paulo

Tecnologia 4G contempla velocidades de transmissão e acesso à internet acima de 50 Mbps (Foto: Rick Wilking/Reuters)

 LAS VEGAS – Nunca a competição entre os grandes fabricantes foi tão acirrada e, por consequência, trouxe tantas inovações. Essa foi a primeira conclusão daqueles que assistiram às principais entrevistas coletivas de lançamentos de produtos de empresas como LG, Samsung, Sony, NVidia, Panasonic e Microsoft na CES, feira de eletrônicos de Las Vegas, que será realizada até amanhã.

Com o desenvolvimento de recursos cada dia mais avançados da tecnologia digital, a eletrônica de consumo e de entretenimento ingressa numa nova era dos produtos e tecnologias inteligentes (smart products and technology). Tudo passa a ser considerado smart. Desse modo, a nova linha da coreana LG reúne televisores inteligentes, telefones inteligentes, diagnósticos inteligentes.

Nesse sentido, a LG ampliou sua estratégia de vendas no CES, com uma nova linha de eletrodomésticos – há alguns exemplos realmente sofisticados de refrigeradores e fogões hi-tech.

Na área de televisores, o grande denominador comum entre os fabricantes de televisores é o avanço do conceito de TV conectada, com a liderança das coreanas LG e Samsung. Nesse casamento entre a televisão e a internet, tudo ganha novas facilidades, tanto as funcionalidades da internet como o conteúdo e a aparência visual, com apoio dos novos softwares apresentados – como Apple TV, YouTube, Netflix e, talvez, a Google TV (que ainda não decolou).

A Samsung é outra coreana que traz grandes novidades na área de TV com imagem em três dimensões (3D) e, em especial, no avanço da TV conectada. Sua competição com a LG é das mais acirradas, até porque elas disputam os primeiros lugares entre os maiores fabricantes de monitores e televisores no mundo.

A guerra do tamanho dos monitores, que chegou a oferecer até um televisor com 150 polegadas em 2008, parece superada. O foco principal dos fabricantes agora está na combinação de qualidade de imagem com recursos ligados a aplicações e conteúdos da internet. A Samsung, por exemplo, limitou sua opções à faixa de tamanhos que vai de 19 a 65 polegadas, com grau de sofisticação máxima na série denominada SmarTV.

Quarta geração

A Verizon, maior operadora de telefonia sem fio dos EUA, anunciou na feira de Las Vegas, o lançamento dos 10 primeiros dispositivos da quarta geração (4G) ainda no primeiro semestre deste ano.

A tecnologia 4G contempla velocidades de transmissão e de acesso à internet progressivas, acima de 50 megabits por segundo (Mbps), e é também conhecida por tecnologia de Evolução de Longo Prazo (LTE, de Long Term Evolution).

Segundo o diretor de tecnologia da Verizon, Tony Melone, a operadora oferece, até agora, acessos sem fio de 3G com velocidades efetivas de 5 a 12 Mbps, mas ainda com poucos usuários. A entrada em operação da tecnologia 4G permitirá a superação dessas velocidades até o final de 2011.

Os dispositivos lançados na CES 2011 são modems de alta velocidade, acopláveis a laptops, com conexão USB, para acesso ultrarrápido à internet. Os mercados a serem beneficiados alcançam 100 milhões de usuários. Os primeiros desses dispositivos já haviam sido anunciados em dezembro.

Os 10 novos dispositivos de 4G anunciados incluem, na realidade, quatro smartphones que rodam o sistema operacional Android, um notebook avançado e minicélulas móveis (móbile hot spots). Todos esses dispositivos oferecerão tanto os serviços de 3G quanto os novos, de 4G.

Os equipamentos começam a chegar em março, e sabe-se que, entre eles, estão os smartphones LG Revolution, o HTC Thunderbolt, um Samsung e o Motorola Droid Bionic. A grande novidade, entre esses dispositivos, é o tablet Samsung Galaxy e o Motorola Xoom. As hot spots 4G serão da Novatel MiFi e da Samsung, ambas com capacidade para conectar até cinco dispositivos Wi-Fi a redes 3G e 4G.

A Verizon antecipou também o anúncio de uma ampla gama de smartphones que terão a capacidade de se comunicar gratuitamente, ou a preços muito baixos, utilizando o sistema Skype Mobile com vídeo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: