Bovespa deve abrir negócios de 2011 no campo positivo

Fonte: Beatriz Cutait | Valor Online

SÃO PAULO – Depois do resultado pouco representativo do ano passado, quando o mercado acionário brasileiro acumulou alta de apenas 1,04%, os investidores devem abrir o primeiro pregão do ano de 2011 com maior atuação na ponta compradora da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). A sinalização parte do Ibovespa futuro que, minutos atrás, já subia 1,21%, e marcava 70.750 pontos.

O início do ano é marcado por notícias vindas da China. A atividade não-manufatureira no país voltou a ganhar fôlego em dezembro, após dois meses de desaceleração. O Índice dos Gerentes de Compra (PMI, na sigla em inglês), indicador que engloba um conjunto de indicadores econômicos, subiu 3,3 pontos percentuais no mês passado ante novembro, para 56,5%, segundo informações da Federação de Logística e Compra da China, divulgadas pela agência oficial de notícias chinesa Xinhua.

Já no setor manufatureiro, o PMI recuou 1,3 ponto percentual em dezembro ante novembro, para 53,9%, segundo dados divulgados pelo governo chinês no dia 1º de janeiro. Mesmo com a desaceleração, o indicador permanece apontando expansão, já que se situa acima dos 50%.

Ainda nesta jornada, o mercado analisa declarações do presidente chinês, Hu Jintao, e do premiê da China, Wen Jiabao, de que o governo está comprometido em estabilizar os preços em 2011. O índice de preços ao consumidor da China subiu 5,1% em novembro, na comparação com um ano antes, o nível mais alto em 28 meses. 

Nos últimos dois meses, a administração chinesa reforçou diversas vezes em seu comprometimento em lidar com a inflação alta e introduziu uma série de medidas para conter seu avanço.

No “velho continente”, o setor manufatureiro da zona do euro também apresentou melhora no último mês de 2010. O Índice dos Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) que mede o desempenho desta atividade atingiu 57,1 pontos em dezembro, acima dos 56,8 apurados em novembro. Conforme mostrou o Markit Economics, esse foi o 15º mês consecutivo em que o índice encontrou-se acima dos 50 pontos, patamar que, pela metodologia do estudo, indica crescimento.

Pela manhã, as principais bolsas europeias mostravam valorização acima de 1%. Nos Estados Unidos, a agenda reserva para hoje a divulgação do índice de atividade na indústria referente ao mês de dezembro e do indicador referente aos gastos com construção em novembro.

Na Ásia, as bolsas começaram 2011 registrando ganhos, num sinal de otimismo em relação ao novo ano que se inicia.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng avançou 1,74%, enquanto o Taiwan Taiex, da bolsa de Taipé, subiu 0,59%. Na bolsa de Seul, o índice Kospi ainda teve valorização de 0,93%. Os mercados de Tóquio, Sydney e Xangai permaneceram fechados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: