Liquidações ficaram para o início de 2011

Tradicionais saldões realizados logo após o Natal estão concentrados em poucas redes de varejo e em lojas de comércio eletrônico.

Fonte: Márcia De Chiara – O Estado de S.Paulo

O consumidor que deixou para ir às compras depois do Natal na expectativa de aproveitar grandes liquidações nas lojas do varejo tradicional pode ter feito a escolha errada. Boa parte dos shoppings e a maioria das grandes redes varejistas deixaram as liquidações para o mês que vem.

Os saldões do pós-Natal estão concentrados em poucas redes varejistas e nos sites comércio eletrônico. As lojas negociaram mercadorias especialmente para isso, uma vez que as vendas do melhor Natal da década cresceram 13,4%, segundo pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O resultado é ratificado pela pesquisa da Associação dos Lojistas de Shoppings.

“Nossa promoção foi negociada. Não é sobra de produto do Natal”, afirma Geraldo Monteiro, diretor da rede Extra, do Grupo Pão de Açúcar. O grupo chegou a registrar crescimento de 15% nas vendas de eletrônicos e eletrodomésticos no Natal e espera ampliar em 20% a receita do período pós Natal em relação à liquidação de 2009, oferecendo descontos de até 50%.

O saldão do Extra começou no domingo e termina no dia 31. Mas, segundo Monteiro, já existem outras ações promocionais da rede planejadas para janeiro.

As Casas Bahia e o Ponto Frio, as outras duas bandeiras também do Grupo Pão de Açúcar, iniciaram no domingo um saldão com descontos de até 70%. Já os grandes concorrentes diretos, como Walmart e Carrefour, planejam ações promocionais nas lojas físicas para janeiro.

A Tok&Stok, rede especializada em móveis, começa hoje uma liquidação de três dias para clientes preferenciais, focada em produtos cujas linhas serão renovadas. O plano é estender a promoção para os demais clientes a partir de 31 de dezembro a 23 de janeiro. Segundo Nilo Signorini, diretor comercial, o Natal foi muito bom e as vendas cresceram 20% em relação a 2009. Agora a intenção é dar descontos entre 20% e 70% para cerca de mil itens e renovar o estoque.

Vestuário. No caso de itens de vestuário, vendidos basicamente em shoppings, as liquidações ainda são pouco significativas. Apenas a rede de lojas Marisa, que está voltada para o comércio de rua tradicional, iniciou ontem uma temporada de remarcações que vai até 9 de janeiro. Os descontos chegam a 50%.

O Estado consultou ontem vários shoppings de São Paulo sobre as liquidações pós-Natal. A informação obtida é de que não há eventos conjuntos programados para os próximos dias. As promoções são isoladas.

Nos sites de comércio eletrônico, no entanto, o clima de liquidação não é de hoje e vem ocorrendo desde o início do mês. As Lojas Americanas, por exemplo, oferecem descontos de até 60% na sua página online. No site do Walmart, a redução de preço chega a 70%.

 

O consumidor que deixou para ir às compras depois do Natal na expectativa de aproveitar grandes liquidações nas lojas do varejo tradicional pode ter feito a escolha errada. Boa parte dos shoppings e a maioria das grandes redes varejistas deixaram as liquidações para o mês que vem.

Os saldões do pós-Natal estão concentrados em poucas redes varejistas e nos sites comércio eletrônico. As lojas negociaram mercadorias especialmente para isso, uma vez que as vendas do melhor Natal da década cresceram 13,4%, segundo pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O resultado é ratificado pela pesquisa da Associação dos Lojistas de Shoppings.

“Nossa promoção foi negociada. Não é sobra de produto do Natal”, afirma Geraldo Monteiro, diretor da rede Extra, do Grupo Pão de Açúcar. O grupo chegou a registrar crescimento de 15% nas vendas de eletrônicos e eletrodomésticos no Natal e espera ampliar em 20% a receita do período pós Natal em relação à liquidação de 2009, oferecendo descontos de até 50%.

O saldão do Extra começou no domingo e termina no dia 31. Mas, segundo Monteiro, já existem outras ações promocionais da rede planejadas para janeiro.

As Casas Bahia e o Ponto Frio, as outras duas bandeiras também do Grupo Pão de Açúcar, iniciaram no domingo um saldão com descontos de até 70%. Já os grandes concorrentes diretos, como Walmart e Carrefour, planejam ações promocionais nas lojas físicas para janeiro.

A Tok&Stok, rede especializada em móveis, começa hoje uma liquidação de três dias para clientes preferenciais, focada em produtos cujas linhas serão renovadas. O plano é estender a promoção para os demais clientes a partir de 31 de dezembro a 23 de janeiro. Segundo Nilo Signorini, diretor comercial, o Natal foi muito bom e as vendas cresceram 20% em relação a 2009. Agora a intenção é dar descontos entre 20% e 70% para cerca de mil itens e renovar o estoque.

Vestuário. No caso de itens de vestuário, vendidos basicamente em shoppings, as liquidações ainda são pouco significativas. Apenas a rede de lojas Marisa, que está voltada para o comércio de rua tradicional, iniciou ontem uma temporada de remarcações que vai até 9 de janeiro. Os descontos chegam a 50%.

O Estado consultou ontem vários shoppings de São Paulo sobre as liquidações pós-Natal. A informação obtida é de que não há eventos conjuntos programados para os próximos dias. As promoções são isoladas.

Nos sites de comércio eletrônico, no entanto, o clima de liquidação não é de hoje e vem ocorrendo desde o início do mês. As Lojas Americanas, por exemplo, oferecem descontos de até 60% na sua página online. No site do Walmart, a redução de preço chega a 70%.



Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: