IBGE: inflação de novembro pelo IPCA fica em 0,83%

Com o resultado, o IPCA acumula alta de 5,25% no ano.

Fonte: 

Rio de Janeiro – A inflação de novembro pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,83%, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável por esse levantamento de preços.

Em outubro, a inflação pelo IPCA havia sido de 0,75%. Com o resultado, o IPCA acumula alta de 5,25% no ano e de 5,63% no período de 12 meses encerrado no mês passado. O índice engloba a variação de preços para famílias com rendimentos mensais de 1 a 40 salários mínimos residentes nas principais áreas urbanas do País.

O IPCA também é o índice oficial utilizado pelo Banco Central (BC) para cumprir o regime de metas de inflação, determinado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O centro da meta de inflação para 2010 foi estabelecido em 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.

INPC

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que apura a inflação para famílias com rendimento mensal de 1 a 6 salários mínimos, foi de 1,03% em novembro. No ano, o INPC acumula alta de 5,83% e em 12 meses, de 6,08%. O INPC é utilizado em geral para os reajustes salariais.

Alimentos

O grupo de alimentos e bebidas registrou variação positiva de preços de 2,22% em novembro, ante a alta de 1,89% em outubro, segundo informou o IBGE. Esta foi a maior taxa mensal apurada pelo instituto desde dezembro de 2002, quando houve aumento de 3,91%. Sozinho, o grupo de alimentos contribuiu com 0,51 ponto porcentual (ou 61%) para IPCA do mês passado.

Segundo informou hoje o IBGE, o IPCA registrou inflação de 0,83% em novembro, ante a taxa de 0,75% em outubro. A alta do IPCA de novembro é a maior mensal desde abril de 2005. O grupo dos produtos não alimentícios registrou em novembro de 2010 variação positiva de 0,41%, exatamente a mesma apresentada em outubro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: