Ceia de Natal fica 12,15% mais cara neste ano, diz FGV

Fonte: Folha.com

A ceia de Natal custará 12,15% a mais para os brasileiros neste ano, aponta levantamento da FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgado nesta quinta-feira.

A pesquisa compara preços de 17 itens tradicionais na cerimônia com os valores registrados no ano passado. A inflação medida pelo item alimentação do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) foi de 7,73% no mesmo período.

As carnes dão a maior contribuição para o aumento. O lombinho suíno registrou alta de 14,99% no período, o frango 10,21% e o pernil suíno 9,71%. As frutas subiram 10,90% e o vinho 6,39%.

                                          Raquel Guedes/Folhapress

xO bacalhau vai pesar menos nas compras de Natal neste ano. O item recuou 4,15% mesmo depois de ter caído 16,62% no ano passado. A batata-inglesa, o frango especial inteiro e a cebola também registraram recuo no preço.

O levantamento para este ano mostra maior pressão nos preços em relação a 2009. No Natal passado os itens da ceia pesquisados haviam registrado avanço médio de 5,83%

A variação do item alimentação do IPC-M havia subido 3,26% no período. Os produtos com as maiores variações neste ano tiveram recuo no Natal passado. As maiores altas foram registradas na batata inglesa e na cebola.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: