Anac pune atrasos e cancelamentos da TAM com restrição de vendas

Companhia não poderá vender bilhetes para rotas domésticas até 3 de dezembro

Fonte: Luciana Fadon Vicente e Solange Spigliatti, do estadão.com.br

SÃO PAULO – Foi suspensa nesta segunda-feira, 29, a venda de bilhetes da companhia aérea TAM para todas as rotas domésticas com decolagem prevista até a próxima sexta-feira, dia 3 de dezembro. A expectativa é que a situação esteja normalizada até quarta-feira, do contrário, novas medidas serão adotadas. A punição partiu da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) com a intenção de evitar a ampliação dos problemas para os passageiros, que começou na última sexta-feira, 26. A Anac identificou que a TAM está apresentando atrasos e cancelamentos acima da média do setor.

Inspetores da Anac já foram enviados para o centro de operações da companhia e para aeroportos de São Paulo para iniciar uma auditoria sobre os atrasos e cancelamentos dos últimos dias.

Segundo a Anac, no prazo estimado de uma semana, enquanto não for concluída a auditoria, também ficam suspensos todos os pedidos de acréscimos de voos na malha da TAM.

Desde agosto de 2010, a Anac está acompanhando semanalmente as escalas das tripulações das companhias aéreas, por meio de relatórios enviados pelas empresas. A auditoria na TAM visa verificar se os números encaminhados pela empresa condizem com a situação atual, uma vez que não eram previstos problemas com a carga horária dos tripulantes informada pela companhia.

Atrasos e cancelamentos

A empresa aérea TAM tinha, às 17h de hoje, 29, cancelado 93 voos, todos domésticos, ou 15,5% dos 600 programados para esta segunda-feira, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuárias. Os voos atrasados entre as 16h e 17h pela TAM eram dois – um doméstico e outro internacional.

De acordo com a Infraero, o número somado de voos cancelados em todos os aeroportos brasileiros chegava a 156, até as 17h – 150 domésticos (8,5% dos 1773 programados) e 6 internacionais (5,2% dos 116 programados). Os voos atrasados no país entre as 16h e 17h eram 19, 16 domésticos e três internacionais.

Em nota, a TAM informa que em decorrência de remanejamentos na malha aérea, voos registraram atrasos e cancelamentos acima da média em vários voos domésticos programados para entre domingo, 28, e hoje. Segundo a companhia, a chuva de quinta a noite e sexta de madrugada foi responsável para alteração na malha.

“O motivo foram as fortes chuvas que atingiram a região Sudeste entre a noite de quinta-feira (25) e a madrugada de sexta-feira (26), interrompendo as operações nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos (Campinas), Santos Dumont e Galeão (Rio de Janeiro). Em consequência, 13 voos que deveriam pousar nos aeroportos paulistas e outros 3 nos do Rio de Janeiro tiveram de ser alternados para outros aeroportos, prejudicando a malha aérea e a escala da tripulação”, afirma a nota.

Segundo informações da Infraero, os aeroportos de Santos Dumont, Tom Jobim, e Viracopos, não sofreram fechamentos ou alterações no período. O aeroporto de Cumbica também não fechou, mas operou por instrumentos, enquanto Congonhas fechou brevemente entre as 18h02 às 18h17, para vistoria para averiguação das condições das pistas, e das 21h12 às 21h35 devido à chuva.

Registro da Infraero mostra que no período das 18h às 21h35, das 51 partidas programadas em Congonhas, duas foram canceladas e 24 tiveram atrasos superior a 30 minutos.

A TAM afirmou que está tentando normalizar a situação o “mais breve possível, colocando inclusive aviões maiores – que fazem as rotas internacionais – para voar para destinos nacionais”.

(Texto atualizado às 18h24)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: