Em Seul, Obama defende injeção de US$ 600 bilhões na economia

Ele disse que EUA contribuem com mundo se tiverem economia sólida.
Países viram medida como manobra para beneficiar exportações dos EUA.

Fonte:  EFE  Agências Internacionais / G1.com -Imagem EFE

  O  presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu nesta quinta-feira (11) a decisão do Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano) de injetar liquidez na economia americana e assegurou querer “encorajar o crescimento de maneira prudente e estável”.

“A melhor contribuição ao crescimento mundial que os EUA podem dar é uma economia sólida. Seguimos sendo o maior mercado do mundo e um imenso motor de crescimento”, declarou Obama em entrevista coletiva conjunta com o presidente sul-coreano, Lee Myung Bak, após uma reunião bilateral e um almoço de trabalho.

A decisão do Fed, que injetará US$ 600 bilhões na economia, foi recebida com duras críticas por vários países, que consideram a medida como uma manobra para desvalorizar o dólar e, consequentemente, beneficiar as exportações americanas.

Apesar das críticas, Obama previu que a cúpula do G20 (grupo que reúne os países ricos e os principais emergentes), que começa nesta quinta em Seul, alcançará “um acordo amplo por parte de todos os países para garantir um crescimento equilibrado e sustentado”.

Os EUA reivindicam que os países se comprometam a colocar limites ao déficit ou ao superávit de suas balanças por conta corrente, uma proposta recebida com frieza pela Alemanha.

A chanceler alemã, Angela Merkel, declarou nesta quinta que “o Estado não pode intervir” nas ações dos atores do mercado, ao tempo que rejeitou qualquer recurso a “medidas protecionistas”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: